Artigo – Um livro oportuno e corajoso
por Marisa Lajolo
“Sem medo de mudanças (política educacional paulista 1995-2002)” de Rose Neubauer ( ed. Loyola) é um livro oportuno e corajoso.
Oportuno porque dá ao leitor uma visão da paisagem de sete anos do panorama educacional de São Paulo. E corajoso, porque sua autora foi a Secretária de Educação no período que o livro cobre. A iniciativa é louvável. Mais do que louvável, inspiradora. Que outros registros e depoimentos surjam.
Penso que somos um país que não dá muita atenção à memória, o que é uma pena… É um pouco de nossa memória que este livro resgata.
Os vinte e cinco anos de intervalo entre a gestão de Rose e a publicação do livro foram suficientes para que a narrativa em que o leitor mergulha neste Sem medo de mudanças seja sóbria. E, em sua sobriedade, estimule reflexões e projetos.
No título de seus treze capítulos (antecedidos de uma Apresentação, e seguidos de Considerações finais) o livro elenca seus conteúdos, oferecendo ao leitor uma excelente pauta para discussões contemporâneas sobre educação. Já a partir de seu título, o livro menciona “mudanças”. E elas se materializam no relato das alterações pelas quais passou a educação paulista nos sete anos de que trata. E, vinte anos depois, com uma pandemia de permeio – no nosso hoje- o leitor talvez (com quase certeza…) viva num outro país. Por isso mesmo esta visita a um passado recente é muito oportuna: é sem dúvida essencial para retomar questões “em aberto” que Rose levanta. E que talvez nos espreitem, perguntando com o poeta: trouxeste a chave ? Talvez não haja chaves. Será … ?
Talvez estes milagrosos pedacinhos metálicos que abrem portas surjam de discussões que Sem medo de mudanças propõe. “Vale a pena a progressão continuada ?” “Como as recentes diretrizes para o ensino médio dialogam com a triste condição deste nível de ensino” ? “Como incluir a mídia num projeto educacional” ? “Como preparar educadores para presença crescente do mundo informatizado na escola” ? “Como fortalecer a necessária aliança entre estado e municípios”? E muitos outros etcéteras…
Frisando a necessidade do constante diálogo com a comunidade – de dentro e de fora da escola- a frase final do livro registra magistralmente o sonho de todos nós, educadores: uma escola democrática e inclusiva para todas as crianças e jovens deste país. Foi este objetivo que inspirou o projeto de gestão educacional que o livro registra e que, não obstante suas grandes conquistas, permanece no horizonte de educadores, da sala de aula e de gabinetes.
Verdade verdadeira !
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Mais informações:
https://www.amazon.com.br/Sem-medo-mudan%C3%A7as-educacional-1995-2002/dp/6555042044