Seminário sobre os 50 anos da LDB.
Com abertura oficial pelo presidente da APE, Paulo Nathanael Pereira de Souza (ex-presidente do Conselho Federal de Educação e presidente emérito do CIEE), aconteceu, no dia 24/10 /2011, no Espaço Cultural CIEE, o Seminário sobre os 50 anos da LDB, organizado pelo prof. Dr. João Gualberto de Carvalho Meneses, da FEUSP, membro e Presidente Emérito da APE.
À mesa, estiveram presentes o Secretário de Educação do Estado, prof. Dr. Hermann Voorwald, que representou o Governador Geraldo Alkmin; a professora Sueli Mondin, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, que representou Sr. Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e Dr. Antonio Penteado Mendonça, presidente da Academia Paulista de Letras.
O auditório contou com a presença de vários outros acadêmicos da APE, inúmeros educadores, jornalistas e interessados.
O primeira palestra coube ao prof. Dr. Paulo Nathanael, que falou sobre a Natureza e Função de uma LDB, centrando-se no histórico e análise da primeira Lei Federal, nº4024, de 27 de dezembro de 1961. A seguir, o prof. Dr. João Cardoso Palma Filho, atual secretário adjunto da Educação do Estado de São Paulo, discorreu sobre a importância da atual LDB (lei nº9394/96).
Após as palestras, o prof. João Gualberto coordenou as exposições dos debatedores. Em primeiro lugar, discorreu o prof. Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE e membro da APE; a seguir, ocorreu o debate com o prof. Dr. Nacim Walter Chieco, ex-presidente do Conselho Estadual de Educação e membro da APE; em seguida, houve a exposição de prof. Dr. Jair Militão da Silva e profª Drª Sônia Teresinha de Sousa Penin, ambos docentes da FE-USP e membros da APE.
Após as exposições, bastante abrangentes em posicionamentos a respeito bases e diretrizes das “LDB”abriu-se o debate para o público.
Encerrado o Seminário, o CIEE ofereceu um coquetel no Foyer do Espaço Sociocultural para confraternização de palestrantes e educadores que acorreram ao evento.