Princípios de Design para Acelerar a Aprendizagem dos Alunos com Tutoria de Alto Impacto
O documento “Design Principles for Accelerating Student Learning with High-Impact Tutoring” aborda os princípios de design para acelerar a aprendizagem dos alunos através de tutoria de alto impacto. Escrito por Carly Robinson, Matt Kraft, Susanna Loeb e Beth Schueler, o texto destaca a eficácia da tutoria como uma intervenção educacional poderosa para melhorar o desempenho acadêmico, especialmente para alunos de baixa renda ou que estão atrasados academicamente.
Os autores discutem a importância de sessões frequentes, sugerindo que três ou mais sessões por semana são ideais. Eles também enfatizam a eficácia de grupos pequenos, preferencialmente um tutor para cada três ou quatro alunos, e destacam que uma variedade de tutores, incluindo voluntários e estudantes universitários, pode ser eficaz se receberem treinamento adequado.
O foco da tutoria deve ser adaptado ao nível de ensino, com tutoria de leitura sendo mais eficaz para alunos do ensino fundamental e tutoria de matemática para alunos mais velhos. A avaliação contínua e o uso de materiais instrucionais de alta qualidade são cruciais para personalizar a instrução e apoiar o progresso dos alunos.
Além disso, o documento ressalta a importância de construir relacionamentos positivos entre tutor e aluno, o que pode levar a melhores resultados acadêmicos e motivacionais. A tutoria durante o horário escolar tende a ser mais eficaz do que após a escola ou durante o verão, e há evidências emergentes de que a tutoria à distância também pode ser eficaz.
Em resumo, o documento fornece diretrizes baseadas em evidências para implementar programas de tutoria eficazes que podem ser escalados para atender a um grande número de alunos, mantendo sua eficácia e ajudando a mitigar a perda de aprendizagem causada pela pandemia de COVID-19.