Nina Ranieri organizou livro sobre as sessões do Conselho Universitário da USP
No próximo dia 25 de janeiro, a Universidade de São Paulo completa 90 anos de fundação. A Acadêmica Nina Ranieri organizou a edição do livro “Autonomia Universitária na USP”, volumes 1 (1934-1969) e 2 (1970-2004), publicado pela Edusp.
Ao longo dessas nove décadas, a USP se estabeleceu como uma das principais universidades da América Latina. A história quase centenária de ensino e pesquisa foi contada de várias formas, muitos livros foram publicados, muitas entrevistas foram feitas. Para homenagear suas nove décadas de existência, o Jornal da USP tem publicado uma seleção de livros que contam a história da universidade, de seus reitores e de várias de suas unidades. São documentos importantes que dão a dimensão do que representa a USP – uma universidade pública, gratuita e de qualidade – não só para o Estado de São Paulo, mas para todo o País.
Na obra “Autonomia Universitária na USP” são analisadas as atas das sessões do Conselho Universitário referentes ao período compreendido entre 1934 e 2004. Em especial o 2o volume trata de um período marcado por acontecimentos políticos que interferem diretamente no âmbito e nos limites da autonomia universitária, como a cassação de docentes e as intervenções militares e policiais no campus, as restrições aos direitos e a imposição de modelos legais de ensino. Posteriormente, com a redemocratização do País, outras formas de restrição persistiram em situações inteiramente diversas, decorrentes da legislação estatal sobre educação superior no Brasil. É uma obra de referência que permite acompanhar a construção e a evolução da autonomia universitária no contexto da educação superior brasileira.