Maria Helena Guimarães afirma que metodologias de avaliação como a do Saeb estão desatualizadas
Em entrevista para o Portal Terra, Maria Helena Guimarães de Castro (titular da Academia Paulista de Educação e da cátedra Ayrton Senna de inovação em avaliação educacional da USP de Ribeirão Preto) afirma que metodologias como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ainda estão ancoradas em normas desatualizadas, criadas em 2001.
Para ela, o Brasil tem um sistema de avaliação sério, mas que precisa de aprimoramento em nível metodológico, com provas digitais, plataformas adaptativas e uso de inteligência artificial. “Se formos observar o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), eles aplicam exames que têm inúmeros avanços em relação ao Saeb, com matrizes e metodologias muito mais avançadas, com questões abertas e respostas construídas, a partir de habilidades do século 21 que o Saeb não avalia.”
Maria Helena ressalta que os processos de avaliação servem para aprimoramento dos currículos de formação de professores e como as escolas podem melhorar sua proposta pedagógica, e não para avaliação pessoal dos estudantes.
“Esses sistemas precisam incorporar a avaliação de habilidades e competências compatíveis com o que se pratica nas metodologias de outros países. As escolas se inspiram, se apoiam nas avaliações nacionais. Se ficar como está, as escolas não serão estimuladas a mudar.”
Leia a íntegra aqui.