Maria Helena discute avaliação e Inteligência Artificial em Lisboa
A Acadêmica Maria Helena Guimarães faz parte da Missão Educacional a Portugal, com destaque para o 7º Encontro Anual da FLIP+, em Lisboa. A iniciativa da qual também participam secretários estaduais de Educação busca discutir caminhos para aprimorar a avaliação educacional.
A missão em Lisboa busca explorar o papel da Inteligência Artificial (IA) nas avaliações educacionais. Novas tecnologias têm impactado profundamente o processo de ensino e aprendizagem, e a IA abre oportunidades em termos de custos, eficiência e confiabilidade na medição do desempenho dos estudantes.
“Os debates têm sido muito bons. Estou impressionada com o avanço da IA e do ChatGPT nas avaliações em larga escala. Há uma mudança radical em curso”, declarou professora que também preside a ABAVE.
Além dos debates sobre IA, a programação inclui apresentações sobre o sistema educacional de Portugal e visita a escolas públicas de Lisboa. Foi o que aconteceu na programação desta terça-feira (18), quando os secretários participaram de uma visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência e assistiram a uma apresentação do sistema de ensino português, na Escola Dom Pedro V.