Eliana Amaral participou de Conferência na Austrália
A Acadêmica Eliana Amaral participou da Ottawa Conference – Transforming Healthcare through Excellence in Assessment and Evaluation-, com o tema Assessment Near and Far, na cidade de Melbourne, Austrália. Foi uma oportunidade para colher subsídios úteis nas discussões no Brasil sobre a formação médica.
Abaixo o depoimento da Acadêmica sobre a conferência de encerramento, apresentada pelo editor-chefe da revista Medical Education, Prof. Kevin Eva, da University of British Columbia, Canadá:
“O professor Eva reafirmou conceitos fundamentais para orientar a avaliação do estudante ou residente de Medicina. O sistema de avaliação, com um conjunto de diferentes estratégias ou métodos, deve povoar todo o programa de formação, com feedback, apoio ou correção de rota para remediar as fragilidades observadas no desenvolvimento das competências esperadas. As instituições formadoras são responsáveis por montar, ao longo do programa de formação, um conjunto das avaliações de desempenho, em lugar de uma prova única ou método pontual. Neste processo, chamado de avaliação programática, as instituições devem confirmar se o aprendiz atingiu as competências necessárias para a etapa de formação em que se encontram para poderem progredir. Mais do que atingir a competência, o palestrante salientou a importância de formar além, para a excelência, de forma que isso se transforme num valor de inspiração contínua. Também reafirmou o pouco apoio da comunidade de pesquisadores internacionais a processos de licenciamento para a prática médica apoiadas em provas do egresso de caráter cognitivo, em lugar de se dispender os esforços para ter processos de acreditação que garantam a melhoria contínua dos programas de formação médica. A conferência ainda discutiu a impacto da inteligência artificial, a necessidade de avaliações de seleção inclusivas, a importância de os currículos serem baseados em competências, e não conteúdo, e a necessidade de avaliar o nível de confiança que se pode ter para o estudante ou residente realizar as atividades ou ações profissionais esperadas pelas diretrizes, com segurança e de forma autônoma (Entrustable Professional Activities), como se espera ao final do ciclo formativo”.
Eliana Amaral participa desde 2003 da comunidade internacional em educação médica, ocupando posições como presidente do Comitê Global do National Board of Medical Examiners (NBME) e também é facilitadora internacional do International Faimer Institute/Intealth, ambos sediados na Filadélfia. O encontro na Austrália aconteceu nos dias 27, 28 e 29/2/2024.