Discurso de Saudação ao Acadêmico Wander Soares
Componentes da Mesa
Paulo Nathanael Pereira de Souza – Presidente da Academia Paulista de Educação.
Ruy Martins Altenfelder Silva – Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola.
José Renato Nalini – Presidente da Academia Paulista de Letras.
Paulo Bonfim – Representante do Tribunal de Justiça.
Luiz Gonzaga Bertelli – Diretor Executivo do CIEE e Academia Paulista de História.
Ilustre Novo Membro Wander Soares.
Senhoras e Senhores.
Wander Soares representa a profetização de uma expressão anônima e secular que diz haver para o sucesso poucas pessoas que são predestinadas e muitas outras que são determinadas. Wander Soares agrega estas duas virtudes e valores: a predestinação e a determinação.
Sua trajetória de vida iniciada em Belo Horizonte, Minas Gerais, demonstra desde seu berço familiar notabilizado por educação invejável, seguida de qualificada formação no ensino pré-universitário e coroado pela graduação como Contador, Administrador e Economista na Pontifícia Universidade Católica em Belo Horizonte, só poderia redundar no invejável êxito profissional que atualmente vivencia. Seu talento intelectual sempre foi enriquecido com a aquisição posterior de novos conhecimentos através de continuados cursos, bancas examinadoras, eventos, congressos e de intensa participação em vários órgãos colegiados e inúmeros grupos de trabalho desenvolvidos no Brasil e no âmbito internacional.
Ainda em sua “fase mineira”, cumpre destacar sua inequívoca vinculação com dois setores marcantes de suas atividades: a educação e o livro.
Na educação exerceu atividade docente no magistério de nível médio e, em especial, no ensino superior, com destaque na Universidade Federal de Minas Gerais e na PUC mineira, além de incursões na Universidade Federal do Piauí e na Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio de Janeiro). Além do risco de realizar esta síntese curricular em restrito espaço de tempo, certamente estarei com autocrítica exarcebada por estar cometendo omissões imperdoáveis. Contudo, ouso dizer que Wander Soares exerceu em Minas Gerais o relevante cargo de Superintendente Educacional da sua Secretaria de Estado com desempenho exemplar. Sua dedicação à Educação mereceu do Governo de Minas Gerais pelo menos duas honrosas distinções, a saber: Diploma conjunto do Governo de Minas e do Ministério da Aeronáutica no Centenário de Alberto Santos Dumont e o Diploma de Embaixador do Centenário de Belo Horizonte.
No setor do livro, sua paixão tem origem já na adolescência, com 14 anos, quando como “office boy” trabalhou na Livraria e Papelaria “Oliveira Costa” e posteriormente na Livraria Luso-Espanhola e Brasileira e na Livroluz, subsidiária da Cia. Melhoramentos de S. Paulo.
Contudo, esta elogiosa jornada mineira teria uma autêntica “virada” quando, em 1975, aos 34 anos de idade, inicia agora em São Paulo sua atuação como Superintendente na área de livros escolares na Editora Ática, onde por mais 15 anos ofereceu sua dupla experiência de educador e economista. Continuou por mais 15 anos suas atividades como Diretor na Saraiva S.A. Livreiros Editores, focando livros didáticos, paradidáticos, jurídicos e de interesse geral até coroar sua carreira profissional com a atual condição de Consultor Independente. Não abdicou de suas atividades docentes em território paulista, tendo atuado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com o honroso título de Professor Convidado.
Seu profissionalismo, competência e probidade justificam o reconhecimento recebido quando eleito e reeleito várias vezes para o exercício de cargos destacados, dentre os quais saliento o de Diretor e Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Diretor e Vice-Presidente do Sindicato Nacional de Editores e Livros e Presidente e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros.
Wander Soares entre nós e no exterior (onde já esteve em inúmeros países como Argentina, China, Itália, México e Rússia) transita com elegância, harmonia e cativantes relações socioprofissionais nos mais variados setores de São Paulo. É de fácil relacionamento, cooperador eficaz, de cultura reconhecida e de inteligência inovadora.
Passei a conhecê-lo pessoalmente no Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa-Escola (Instituição onde hoje estamos) e fui brindado pela Diretoria da Academia com o privilégio de saudá-lo nesta significante solenidade de sua posse.
Wander Soares certamente já enfrentou, como todos, maiores ou menores adversidades mas sua personalidade marcante fê-lo consagrar-se como autêntico líder e merecedor inconteste de ser aprovado unanimemente para ocupar a titularidade da Cadeira nº 17 da Academia Paulista de Educação. Cadeira esta de patrono e antecessores médicos, o que vaticina a Wander Soares uma vida longa e saudável.
Congratulações efusivas ao educador Wander Soares, extensivas aos seus familiares e, em especial, a sua esposa Miriam Barone Soares e a convicção de todos nós, atuais acadêmicos que é bem-vindo, que terá participação relevante e que novas conquistas por ele serão obtidas. Obrigado.