Cadeira nº 7 – Vaga
TITULAR
ANTECESSOR
PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA
Cadeira 7
Titular
Professor, Economista e Técnico de Administração. Nasceu em Campinas, em 25 de março de 1929. é o atual presidente da Academia Paulista de Educação, tendo tomado posse em 19 de agosto de 1997, tendo sido saudado por seu antecessor, professor Doutor João Gualberto de Carvalho Meneses.
No magistério público e particular ocupou a docência nos ensinos Primário, Secundário (História Geral e do Brasil) e Superior (História Econômica e Política e Programação Econômica).
Na administração escolar, foi Diretor de várias Escolas, Inspetor Escolar, Delegado de Ensino, Chefe do Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Coordenador do Ensino Básico e Normal, Diretor do Ensino Municipal de São Paulo, Secretário da Educação e Cultura, Presidente do Centro de Treinamento de Professores para os Ginásios Polivalentes (CTPGIP), Conselheiro de Conselho Estadual de Educação, Conselheiro do Conselho Federal de Educação (de que foi Presidente), Diretor Executivo do CENAFOR, Membro do Conselho Federal de Mão de Obra (Min. Trabalho).
Outros cargos ocupados:
Diretor de Concursos e Cursos do DEA (hoje Secretaria Estadual de
Administração)
Diretor Executivo da Fundação Bienal de São Paulo
Membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta
Membro do Conselho da Fundação de Ciências Aplicadas
Membro do Conselho da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo
Reitor da Universidade São Marcos
Ex-Presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE), hoje presidente honorário do CIEE
Alguns de seus trabalhos publicados:
Desafios educacionais brasileiros, São Paulo, Pioneira, 1978
A Pré-Escola: uma fronteira educacional, São Paulo, Pioneira, 1979
Educação: Escola-Trabalho, São Paulo, Pioneira, 1984
Preparação para o trabalho, CENAFOR, 1983
O futuro da formação profissional, CENAFOR, 1984
Educação e Constituição, São Paulo, Pioneira, 1986
Estrutura e funcionamento do ensino superior brasileiro, São Paulo, Pioneira, 1989
ABC da LDB, São Paulo, Editora Loyola, 1993
Educação, Estágio & Trabalho (com Arnaldo Niskier). São Paulo, Integrare, 2007.
Educação e Desenvolvimento no Brasil. São Paulo, Integrare, 2009.
Algumas comendas e condecorações:
Legião de Honra (grau de Oficial) do Governo Francês
Ordem Nacional do Mérito (grau de Oficial) do Governo Francês
Ordem Nacional do Mérito Educativo, do Governo Brasileiro
Mérito Tamandaré, do Governo Brasileiro
Mérito Naval, do Governo Brasileiro
Dezenas de medalhas, tais como: Marechal Rondon, Couto Magalhães, José Bonifácio, D. João VI, Colar do Sesquicentenário da Independência do Brasil, Alexandre de Gusmão, Vital Brasil, dentre outras.
Um dos principais educadores e pensadores da educação no Brasil, Paulo Nathanael Pereira de Souza é autor de inúmeros ensaios nos quais se posiciona com muita clareza sobre a falta da qualidade escolar no país, problema para o qual propõe várias soluções. Pertence às academias: Academia Brasileira de História, Academia Paulista de Literatura, Academia Paulista de Educação, da qual é o atual presidente, Academia Cristã de Letras e Academia Paulista de História.
PATRONO
PADRE LEONEL FRANCA
Cadeira 7
Patrono
Leonel Edgard da Silveira Franca nasceu em São Gabriel, Rio de Janeiro, no dia 6 de janeiro de 1893. Sacerdote católico e professor, foi fundador da cadeira de número 7 da Academia Paulista de Educação, além de membro do Conselho Nacional de Educação em 1931, vice-reitor do Colégio Santo Inácio e primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), ambos do Rio de Janeiro. Em 1947, recebeu o Prêmio Machado de Assis. Dentre suas obras, estão “Noções de história da filosofia” (1918), “Apontamentos de química geral” (1919) e “A Igreja, a Reforma e a Civilização” (1922).Faleceu em 3 de setembro de 1948.
ANTECESSOR
Antecessor
FUNDADOR
ALBERTO MESQUITA DE CAMARGO
Cadeira 7
Fundador
Nascido em 1908 na cidade de Cabreúva, interior de São Paulo, Alberto Mesquita de Carvalho foi fundador, em conjunto com um grupo de professores, da Apesnoesp (hoje Apeoesp). Também foi fundador, chanceler e idealizador da Universidade São Judas Tadeu. Sua vida inteira foi dedicada à educação. Suas últimas obras publicadas foram “Antologia Literária da Língua Portuguesa” (Edições IAMC, 1993) e “A Chave da Língua Portuguesa e da Estilística” (Edições IAMC, 1994).
Seu falecimento ocorreu em 21 de janeiro de 1995.