Cadeira nº 24 – Percival Tirapelli
TITULAR
PERCIVAL TIRAPELLI
Cadeira 24
Titular
Professor titular no Instituto de Artes da UNESP (2008), Universidade Estadual Paulista, Mestre (1983) e Doutor (1989), pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado (1975 e 1976) em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
É professor na graduação, mestrado, doutorado na UNESP.
Possui experiencia em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 20 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa.
Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma.
Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca.
Desde 1987, criou e coordena o Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro, e um grupo de pesquisa homônimo junto á CAPES.
Concebeu e coordena o Acervo Digital em Artes Visuais junto á Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP, um programa que reúne acervo extensivo de imagens e informações sobre artes visuais e arquitetura barroca brasileira.
Tem organizado e coordenado eventos acadêmicos nacionais e internacionais sobre arte e patrimônio sacro latino-americano.
PATRONO
ÁLVARO LEMOS TORRES
Cadeira 24
Patrono
Álvaro Lemos Torres, patrono da cadeira 24 da Academia Paulista de Educação, foi um eminente médico, e seu nome é, até hoje, referência no ramo da Reumatologia.
Formado em Medicina, iniciou sua vida de clínico em Avaré, interior do Estado de São Paulo. Em 1913, foi para a capital paulista, e lá foi aceito como preparador de parasitologia do professor Brumpt, cientista trazido da França para a Universidade de São Paulo. Em 1915 passa para a área de Anatomia e Fisiologia, atuando com outro mestre estrangeiro, o Professor Bovero.
Graças a seu interesse em cardiologia, passa a fazer cursos nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha, e forma sua escola de notáveis nos campos da Cardiologia e Tisiologia, a “Escola de Lemos Torres”, de onde saíram nomes importantes da Reumatologia paulista e brasileira, como Ulysses Lemos Torres, Cássio Martins Villaça e os Irmãos Luchesi. Credita-se a ele o emprego obrigatório da Eletrocardiografia.
Entre os prêmios recebidos por Álvaro Lemos, avulta o Prêmio Madame Durocher, por seu trabalho Coração e Gravidez, elaborado com seus assistentes Jairo Ramos e Álvaro Guimarães.
ANTECESSOR2
VINÍCIO STEIN CAMPOS
Cadeira 24
Antecessor
Nascido na cidade de Capivari, São Paulo, no dia 24 de outubro de 1908, o professor Vinício Stein Campos foi membro da Academia Campinense de Letras, do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas e da Academia Paulista de Educação.
Criou o Grupo Escolar Coronel Luiz Alves, em Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo, e foi diretor do Ginásio Estadual e Escola Normal de Capivari, hoje Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira de Camargo. Ministrou cursos de Museologia em 120 cidades do interior de São Paulo e no Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.
Entre seus trabalhos publicados, destacam-se “Um Pensamento na Eternidade” (1946) e “Elementos de Museologia – História dos Museus” (três volumes publicados, sendo o último – História dos Museus do Brasil – contemplado com o Prêmio Carlos de Laert, em 1972, da Academia Brasileira de Letras).
ANTECESSOR1
José Sebastião Witter
Cadeira 24
Titular
Nascido em Fernando Prestes, Estado de São Paulo (Brasil).
Data: 20 de janeiro de 1933.
Pai: Jacob Witter e mãe: Julia Brocanelli Witter
Viveu em Fernando Prestes, Guararema, Mogi das Cruzes, Patrocínio Paulista, Rio Claro, Mogi das Cruzes, São Paulo.
Estudou em Guararema – Grupo Escolar Presidente Vargas; em Mogi das Cruzes – Ginásio Estadual e Escola Normal -; em São Paulo – Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
É diplomado no Ginásio e Colégio Estaduais (Curso Científico) e na Escola Normal (Professor Normalista); na Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras (Bacharel e Licenciado em História).
Títulos: (todos obtidos por concursos públicos): Professor Primário, Professor Secundário e Professor Universitário: com a carreira na USP: Mestre, Doutor, Livre-Docente, Professor Adjunto e Professor Titular.
Vida profissional: Professor Primário (cadeira prêmio): Grupo Escolar da Vila Moraes – Mogi das Cruzes e em seqüência no Curso Primário do Instituto de Educação “Dr.W.Luís” – Mogi das Cruzes -; Professor Secundário (1º. Lugar em concurso) ; Ginásio Estadual de Patrocínio Paulista e depois no Instituto de Educação Dr. W.Luís, em Mogi das Cruzes; Professor Universitário: ( carreira completa) : Professor assistente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo – hoje Unesp); na USP: Professor Assistente do Doutor Sergio Buarque de Holanda; Mestre, Doutor, Livre-Docente, Adjunto e Titular.
Outras atividades, sempre continuando como professor do Departamento de História, na USP – sem interrupções e acumulando as funções -: Diretor do Instituto de Educação “Dr. Washington Luís”, em Mogi das Cruzes; Supervisor do Arquivo Público do Estado – vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; Diretor do Centro de Apôio à Pesquisa em História CAPH/USP); Diretor do I.E.B. (Instituto de Estudos Brasileiros – USP) e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga (neste cargo se aposentou). Também dirigiu o Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Durante a sua vida como professor (52 anos) publicou diversos livros, dentre os quais se destacam: ‘Túnel do Tempo’ – Ateliê Ed.,2007; ‘USP -50 Anos – Registros de Um Debate’ – Editora da USP, 2008; ‘Memorial de Mogi das Cruzes’ – Ateliê Ed. SP, 2002.; ‘República,Política e Partido’ – EDUSC,Bauru; ‘Breve História do Futebol Brasileiro – FTD, Sp 1996; ‘O que é Futebol’ (Coleção Primeiros Passos -237- ) ,Editora Brasiliense. Em colaboração com a Professora Gracila Maria Grecco Manfre escreveu: ‘Entidade Espírita; Cáritas’ – Ateliê Ed, S P.
Ainda escreveu inúmeros capítulos de Livros e também artigos em jornais e revistas especializadas.
Recebeu muitas honrarias e dentre elas merecem destaque: Os títulos de cidadão de Itu, outorgado pela Câmara Municipal de Itu, estado de São Paulo e de Mogi das Cruzes, concedido pela Câmara de Mogi das Cruzes, também do Estado de São Paulo e é Professor Emérito da Universidade de São Paulo – concedido pela Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, por indicação do colegiado do Departamento de História.
Seu grande título no entanto, segundo ele próprio é ser PROFESSOR.
ANTECESSOR2
CARLOS ROLIM AFFONSO
Eleito em 22 de agosto de 2016
Carlos Rolim Affonso, psicólogo, educador e administrador. Sua longa e frutífera experiência profissional, por mais de 50 anos na docência universitária, na prática profissional, na administração e na direção de órgãos públicos e de fundações no referente à seleção e desenvolvimento de recursos humanos, é reveladora do seu expressivo legado: no Departamento de Águas e Esgoto do Estado de São Paulo (DAE), na criação do Instituto Henry Pieron, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), entre outras entidades congêneres. Acrescentam-se suas atividades na docênc
FUNDADOR
SÍLVIO CARVALHAL
Cadeira 24
Fundador
O Professor Sílvio Carvalhal foi um importante médico cardiologista pela Unicamp, especialista em arritmias pela Universidade de Barcelona, ex-presidente do Departamento de Cardiologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, ex-diretor de Regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e médico Eletrofisiologista da Universidade de Campinas.Silvio Carvalhal foi cardiologista eminente – pioneiro no estudo da patologia da Doença de Chagas. Formou centenas de estudantes e dezenas de bons pesquisadores e influenciou uma geração de cientistas. Foi nomeado fundador da cadeira 24 da Academia Paulista de Educação, porém não tomou posse. O Professor faleceu no dia 20 de outubro de 2008.