Cadeira nº 21 – Beatriz Scavazza
TITULAR
BEATRIZ LEONEL SCAVAZZA
Cadeira 21
Titular
Graduada em Fonoaudiologia (1974), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (1981) e doutora em Psicologia da Educação (1987), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Foi professora universitária titular e pesquisadora da PUC-SP de 1976 a 2006, tendo sido responsável pelo processo de reestruturação interna e expansão da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE).
Também foi Diretora de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) de 1996 a 1999.
De 2000 a 2023 ocupou a posição de Coordenadora Executiva de Projetos da área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE), da Fundação Vanzolini (FCAV) liderando equipes na concepção, desenvolvimento, implementação e operação de projetos de alto alcance, complexidade e impacto.
Atuou em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, do Rio Grande do Norte e também do Pará, Prefeitura de São Paulo, de Mogi das Cruzes e Jundiaí, Detran.SP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Secretaria de Educação Secretaria de Saúde entre outras instituições públicas e entidades do terceiro setor, contribuindo para implementação e gestão de importantes programas de formação continuada com uso de tecnologias e de ações inovadoras junto a diversos órgãos e entidades.
Em 2023 se uniu a um grupo de pessoas com grande experiência na condução de programas e iniciativas de alto impacto, em parceria com instituições públicas e privadas, para a criação do Instituto i. Atualmente é diretora-presidente desta organização sem fins lucrativos que atua em dois grandes campos: Inovação em Educação e Tecnologia e Gestão.
PATRONO
FERNANDO DE AZEVEDO
Cadeira 21
Patrono
Fernando de Azevedo, patrono da cadeira 21 da Academia Paulista de Educação, nasceu em Minas Gerais, em 2 de abril de 1894. Realizou seus primeiros estudos no Colégio Francisco Lentz, no Rio de Janeiro, e cursou o ginasial no Colégio Anchieta, no mesmo estado. Cursou a faculdade de Direito e foi professor de Latim, Psicologia e Literatura. Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal, no período de 1927 a 1930, iniciou a Reforma da Instrução Pública, considerada pelos educadores como uma das mais radicais em benefício da escola brasileira.
Foi fundador, organizador e diretor da Cia. Editora Nacional e de duas iniciativas importantes editoriais: Biblioteca Pedagógica Brasileira e Coleção Brasiliana, ambas lançadas em 1931. Foi um dos criadores, em 1934, da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da qual foi diretor. Recebeu, dentre outros, o Prêmio Machado de Assis, em 1945, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra e, particularmente, pelo livro “A Cultura Brasileira”. Em 1968, foi eleito membro da ABL. Faleceu em 17 de setembro de 1974.
ANTECESSOR
Antecessor
MOACYR EXPEDITO MARRET VAZ GUIMARÃES
FUNDADOR
JOSÉ FERNANDES SOARES
Cadeira 21
Fundador
A completar.