Cadeira nº 15 – Carlos Vogt
TITULAR
CARLOS VOGT
Cadeira 15
Titular
Carlos Alberto Vogt (Sales Oliveira, 6 de fevereiro de 1943) é linguista e poeta brasileiro.
Graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo. É mestre em Letras Modernas, pela Universidade de Franche-Comté (Besançon, França), e doutor em Ciências Sociais, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Desde 1986 é professor titular da área de semântica argumentativa da Unicamp.
No período de 1986 a 1990 foi vice-reitor e coordenador geral da Unicamp, assumindo o cargo de reitor em 1990, permanecendo no cargo até 1994. Na sua gestão como reitor da Universidade de Campinas, destaca-se o Projeto Qualidade, que aumentou em 50% o número de defesas de teses na pós-graduação; a criação de um programa de qualificação dos cursos de graduação e a implantação de 10 cursos noturnos, 12 cursos de mestrado e 23 de doutorado. Foi criado o Escritório de Transferência de Tecnologia, para incentivar as relações entre a universidade e a empresa. O número de alunos matriculados na graduação cresceu 33% e o número de vagas no vestibular, 25%. Houve também um aumento de 80 mil m² de obras físicas no campus. Foram criados o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas (HC), o Centro Oftalmológico de Referência, o Programa de Transplante de Medula Óssea e o Núcleo Softex 2000. A Editora da Unicamp consolidou seu projeto editorial e recebeu o Prêmio Jabuti por três publicações, durante a VI Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Desde 1995, Vogt é coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural, oferecendo cursos de pós-graduação em jornalismo científico e cultural e desenvolvendo pesquisas acerca da percepção pública da ciência, em particular com o desenvolvimento da teoria da espiral da cultura científica, sobre a dinâmica das relações entre ciência e cultura.
Em 2005, Carlos Vogt recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República e o título de doutor honoris causa da Escola Normal Superior de Lyon, na França.
Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2001 a 2005. É diretor de redação da revista de divulgação científica ComCiência e foi editor-chefe da Ciência e Cultura, entre 2002 e 2007 (ambas publicações da SBPC), e da revista Inovação Uniemp, de 2006 a 2007.
Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp, de 2002 a 2007, e Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2010, quando iniciou a implantação da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – e seguiu como diretor até 29 de outubro de 2016.
ANTECESSOR
LUIZ BARCO
Cadeira 15
Titular
Nasceu em 6/03/1939.
Bacharel e licenciado em Matemática.
Áreas de formação:
Matemática
Lógica
Educação
Áreas de atuação:
Matemática
Divulgação científica
Comunicação
Assessoria
Carreira docente na Escola de Comunicações e Artes da USP:
1969-70 – Instrutor
1970-72 – Auxiliar de Ensino
1973-75 – Professor Colaborador
1976-78 – Auxiliar de Ensino
1978 – Professor Assistente Doutor
Atual – Professor Associado
PATRONO
ANTONIO FIRMINO DE PROENÇA
Em breve vamos publicar o perfil aqui.
ANTECESSOR
VICENTE DE PAULA ROCHA KEPPE
Em breve vamos publicar o perfil aqui.
FUNDADOR
VICENTE DE PAULA ROCHA KEPPE
Em breve vamos publicar o perfil aqui.