Acadêmicas tomam posse no Conselho Estadual de Educação
No dia 27 de setembro oito novos membros tomaram posse no Conselho Estadual de Educação para um mandato de 3 anos.
Cinco vagas foram ocupadas por Acadêmicos da APE, na verdade Acadêmicas! Guiomar Namo de Mello, Maria Helena Guimarães e Castro, Eliana Martorano Amaral, Ghisleine Trigo da Silveira e Nina Stocco Ranieri irão contribuir significativamente na tarefa de elaborar normas e orientar o sistema de ensino do estado de São Paulo.
Todas foram saudadas pelo presidente do Colegiado, prof. Roque Theóphilo, pelo Secretário de Educação, Renato Feder, e pelo presidente da Academia Paulista de Educação, Hubert Alquéres.
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo é o órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema. Conforme previsto na Lei de sua criação, o CEE estabelece normas para as escolas das redes estadual, redes municipais e escolas particulares de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos. Esta atribuição lhe é dada tanto pela Constituição Estadual quanto pela lei que o criou em 1963.
Nessa direção tem função de orientar a comunidade (população, escolas, instituições mantenedoras, profissionais da educação) sugerindo, acompanhando e avaliando políticas, descentralizando decisões. Por atuar com autonomia que favoreça a descentralização e fixar, por meio de Pareceres e de Indicações, os princípios e os parâmetros educacionais que definam os objetivos que devem balizar a elaboração do Plano Estadual de Educação.