A Educação perde Fredric Michael Litto
A Academia Paulista de Educação lamenta profundamente o falecimento do professor Fredric Michael Litto, pioneiro na educação a distância e grande nome na área das tecnologias educacionais.
O presidente da Academia Paulista de Educação e ex-Secretário Estadual de Educação, Hubert Alquéres, declarou que
“É uma tristeza perder o prof. Litto. Estivemos muito próximos em diversas ocasiões. Por meio da Escola do Futuro da USP desenvolvemos trabalhos em parceria para a Secretaria Estadual de Educação no governo Mario Covas. Mais tarde editei um livro seu pela Imprensa Oficial de São Paulo, ‘Aprendizagem a Distância’, que ficou em 1º lugar na Categoria Tecnologia e Informática do 53° Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Também nos apoiou no Conselho Estadual de Educação quando elaboramos as Normas sobre Educação a Distância. Fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Litto contribuiu significativamente para a democratização do conhecimento e o desenvolvimento da educação digital no Brasil. Era um ser humano maravilhoso, apaixonado pela vida e sempre preocupado com o desenvolvimento do Brasil”, Hubert Alquéres
Repercussões
“É com imenso pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento, na última quarta-feira, 23 de outubro, do professor Fredric Michael Litto. Professor titular e emérito do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP, Fredric Michael Litto esteve à frente de iniciativas pioneiras em ensino e pesquisa no campo da ‘Comunicação Mediada por Computadores’. Em 1989, foi um dos fundadores do ‘Laboratório de Tecnologias de Comunicação’, hoje conhecido como NACE Escola do Futuro – USP, um dos núcleos de pesquisa e extensão mais antigos da Universidade, dedicado a investigar os impactos das tecnologias de comunicação nas salas de aula e nos processos de ensino e aprendizagem. Em 1995, fundou a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), que presidiu por 29 anos. Professor Litto também foi autor de livros e artigos, líder de projetos de pesquisa e articulador destacado, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo o desenvolvimento e a disseminação da educação digital e a distância em diversas frentes. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas. Que o valioso legado deixado pelo professor Fredric Litto para a educação digital no Brasil continue a inspirar gerações”.
“A UNESCO no Brasil lamenta o falecimento do professor Fredric Michael Litto, ocorrido no dia 23 de outubro de 2024. Litto teve um papel relevante no desenvolvimento da educação a distância no Brasil, ao promover e ampliar o acesso ao conhecimento para milhares de pessoas. A UNESCO expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade educacional, para a qual o prof. Litto deixa um grande legado de dedicação à área das tecnologias da educação”.
“Hoje nos despedimos de Frederic Michael Litto, uma das mentes mais brilhantes e visionárias que ajudaram a moldar o futuro da educação e da internet no Brasil. Litto foi um dos fundadores da ABRANET, Associação Brasileira de Internet, e seu legado na área da educação a distância e no uso de tecnologias digitais transformou incontáveis vidas e organizações. Ele foi um verdadeiro pioneiro, sempre à frente de seu tempo, acreditando no poder da tecnologia como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. Como professor emérito da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED – sua dedicação à democratização do ensino por meio da internet impactou profundamente a maneira como educamos e aprendemos no Brasil. Sua contribuição para a internet no país vai muito além da fundação de associações: Litto construiu pontes entre o presente e o futuro, antecipando as mudanças que a digitalização traria para nossa sociedade. Neste momento de despedida, celebramos sua vida e seu legado, honrando a enorme relevância que teve na evolução da internet e da educação no Brasil. Seu trabalho continuará a inspirar gerações futuras, e sua visão seguirá como um guia para aqueles que buscam transformar o conhecimento por meio da inovação. Que seu legado viva em cada avanço e conquista na educação e na tecnologia que ainda estão por vir”, Dorian Lacerda, diretor da Abranet.
“É com muito pesar que hoje, o NACE Escola do Futuro /USP, se despede do fundador Prof. Dr. Fredric Michael Litto. Seu legado permanece em cada projeto, pesquisa ou ação formativa do NACE e seus ensinamentos ecoarão nas práticas de cada membro. Obrigada por tudo.
Nossos sentimentos à família aos colegas da ABED”.
“Incrível como hoje ainda é difícil alcançar o que o prof Litto sabia, idealizou e estudou sobre a sala de aula do futuro. Dessas pessoas únicas e cuja partida faz o país perder, ainda que a imensa contribuição dele seja um legado”, Katia Stocco Smole, presidente a Câmara do Ensino Básico do Conselho Estadual de Educação e também do Instituto Reúna.
“Grande perda. Foi o líder da EAD no Brasil e grande incentivador de inovações na educação básica e superior”, Maria Helena Guimarães, Acadêmica e presidente do Conselho Estadual de Educação.
“Nós não estávamos preparados para o prof Litto! Aquele intelectual americano, bem-humorado, generoso, casado com a mineira Inês, sempre esteve no futuro. Não por acaso, em 1989 inaugura a Escola do Futuro difundindo o uso das novas tecnologias na educação e formando dezenas de professores e pesquisadores não só em São Paulo, mas que vinham e ele ia a outros estados. Em 1995, antes da LDB que regulou a educação a distância (EAD) no Brasil, de novo à frente, funda a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Ele é o precursor de tudo que somos e aprendemos na EAD e novas tecnologias para educação. Foi um defensor incansável da flexibilidade e da inovação, nem sempre compreendido, por vezes, bastante criticado. Essa mente brilhante nos desconcertou, acho que ainda não o alcançamos, quem sabe um dia…”, Maria Alice Carraturi, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Psicopedagoga pela UNICAMP e Pedagoga pela PUC-SP. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação.
“Professor Fredric Michael Litto, educador extraordinário, pensava além do seu tempo. Adotou o Brasil e a USP porque encontrou o amor de sua vida – uma brasileira. A Escola do Futuro da USP, sob sua liderança, desenvolveu projetos de ponta e formou professores principalmente no setor privado de ensino em São Paulo. O Colégio Bandeirantes deu um imenso salto qualitativo no uso de Tecnologia Aplicada à Educação, graças a Escola do Futuro/USP sob a liderança fantástica, desse ser humano maravilhoso, incrivelmente competente, Fredric Michael Litto”, Mauro de Salles Aguiar, Acadêmico Honorário, Conselheiro no Conselho Estadual de Educação.
“Tive o prazer de conviver com Litto durante os primórdios da EAD no Brasil. Fiz parte do grupo de educadores por ele liderado e que criou, em 1995, a ABED. A liderança do Litto foi fundamental para o desenvolvimento da EAD no país”, Beatriz Scavazza, Acadêmica e Diretora-presidente Instituto i.
“Professor Litto era daqueles visionários, que enxergam além do seu tempo. O brilho nos olhos cada vez que falava do ensino a distância contagiava seus ouvintes. Tinha a crença de que esta modalidade de educação seria uma alternativa para levar educação a todos”, Arthur Torres, chefe de gabinete do Conselho Estadual de Educação.
“Prof Litto faleceu! O primeiro a me falar da vida híbrida! A EAD está triste”, Guiomar Namo de Mello, Acadêmica e Conselheira no Conselho Estadual de Educação.
“Convivi muito com Litto. Tratava EaD com equilíbrio inigualável. Uma perda”, Bernardete Gatti, Acadêmica, Conselheira no Conselho Estadual de Educação e titular da Cátedra Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da USP.
“De fato, noticia muito triste!!! Uma figura impar na área da EAD! Um ser humano incrível!”, Ghisleine Trigo, Acadêmica e Conselheira no Conselho Estadual de Educação.
“Professor Frederic Litto foi, para muitos, mais do que um pioneiro; ele foi um verdadeiro agente de expansão de consciência, alguém que compreendeu o potencial transformador da tecnologia e da inovação no desenvolvimento da sociedade. Tive o privilégio de conhecê-lo quando ainda era um jovem de 18 anos, e ele, já próximo dos 50, me recebeu com uma serenidade e paciência inesquecíveis. Ele respeitou minhas inquietações e buscou entender minha visão, impulsionando-me a expandir meus horizontes. Litto via o futuro de uma forma que poucos conseguiam: conectando tendências emergentes com as necessidades e desafios do presente, sempre com uma visão sistêmica e cuidadosa. Ele não apenas identificava o que estava por vir; ele desejava construir esse futuro junto a todos nós, respeitando e provocando nossas capacidades emocionais e racionais. Sua trajetória foi marcada por valores sólidos, ética, e uma imensa consideração pelo potencial e pela liberdade de cada indivíduo. Ao nos despedirmos, levamos adiante não apenas suas ideias, mas seu compromisso em inspirar, respeitar e transformar. Professor Litto nos ensinou que educar é mais do que transmitir conhecimento; é uma missão para moldar um futuro compartilhado, um convite para que, juntos, possamos criar um mundo mais consciente e conectado”, Emerson Bento Pereira, diretor de Tecnologia do Colégio Bandeirantes.
“O trabalho do prof. Litto influenciou diretamente a transformação e o fortalecimento da EAD no Brasil, abrindo oportunidades para milhões de alunos. Sua dedicação à aprendizagem ao longo da vida e à formação de educadores deixa uma contribuição que seguirá inspirando gerações futuras”, Valdenice Minadei, Conselheira no Conselho Estadual de Educação e diretora do Colégio Dante Aligheri.
“A Bett Brasil, principal encontro do ecossistema de educação na América Latina, e todos os seus colaboradores prestam uma sincera homenagem e se despedem do Professor Fredric Michael Litto, um incansável defensor da educação e uma das mais influentes personalidades do setor. Ao longo de sua vida, o professor Litto dedicou-se à prática docente, com ênfase no desenvolvimento de metodologias que utilizam a tecnologia para ampliar o acesso e incluir todos os alunos na dinâmica educacional do país. Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e fundador da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, entidade que presidiu por muitos anos, Professor Litto também contribuiu de maneira singular como Membro do Conselho Consultivo da Bett Brasil e como palestrante frequente em nossas edições. Seu legado continuará vivo em todos que compõem o segmento educacional, inspirando, sem dúvida, estudantes e educadores em todo o país”.
“O professor Fredric Litto é uma referência inestimável para mim e para a educação como um todo. Sua dedicação ao ensino e à pesquisa tem inspirado gerações de educadores e alunos a abraçarem a inovação como uma aliada no processo de aprendizagem. Com uma visão sempre à frente de seu tempo, o professor Litto não apenas introduziu conceitos fundamentais sobre a educação mediada por tecnologias, mas também defendeu a importância da formação crítica e da inclusão digital. Seu compromisso em transformar a sala de aula em um espaço de diálogo e descoberta faz dele um verdadeiro ícone e mentor, cujas contribuições continuarão a ressoar por muitos anos. Durante os muitos anos em que convivi com sua liderança à frente da Escola do Futuro da USP, fui constantemente instigada por sua paixão pelo uso da tecnologia como ferramenta para a participação cidadã e a ampliação das potencialidades humanas. Ele sempre incentivou uma inclusão digital que valorizasse o indivíduo e a comunidade. Com brilho nos olhos e capacidade de ação, ele colocava em xeque paradigmas ultrapassados e abria novas possibilidades. Seu legado motiva todo(a)s nós a continuarmos a buscar um mundo mais justo, inventivo e solidário”, Drica Guzzi, pesquisadora e fundadora da Zeitgeist.
“O fundador da Escola do Futuro-USP nos deixou . Minha forma de honrar seu legado é continuar seu trabalho pioneiro a frente deste NACE que neste ano comemoramos 35 anos de sua fundação. Prof.Litto você foi um farol na vida dos que , como eu, tiveram o privilégio de aprender e conviver com você . Os céus comemoram sua chegada triunfante e iluminada com seu inigualável senso de humor . Você permanece vivo entre nós com suas obras . Até um dia !!!”, Brasilina Passarelli, Professora Titular do da ECA/USP, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP.
“Também senti muito. Uma grande perda”, Ives Gandra da Silva Martins, Acadêmico.
“Triste perda mesmo!!”, Rose Neubauer, Acadêmica, foi Secretária Estadual de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação de SP, é Conselheira no Conselho Estadual de Educação.
“Conheci o prof. Litto, na ECA, que fez muito pela educação a distância e era um entusiasta, ao contrário de tantos mestres conservadores, da tecnologia aplicada à educação. Nunca o professor considerou a vida digital inimiga da cultura, falava sobre isso na Escola do Futuro”, Márcia Lígia Guidin, Acadêmica e diretora editoral da Miró.
“É com imenso pesar que o Semesp comunica o falecimento do professor Fredric Michael Litto, na última quarta-feira, 23 de outubro”.
“A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lamenta o falecimento do professor Fredric Litto, ocorrido nesta quarta-feira (23/10), aos 86 anos. Ele foi o fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 1995, e seu Presidente por 29 anos. Dentre várias outras atividades de destaque na área da Educação, foi também o fundador da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP). No 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), foi instituído o Prêmio Associação Vitalícia ABED, que passa a homenagear as pessoas que deram contribuições significativas para o desenvolvimento da educação a distância no Brasil. O primeiro homenageado foi o Professor Litto, que não chegou a receber o Prêmio, que a partir de agora passa a ser denominado Prêmio Associação Vitalícia Professor Litto”, Celso Niskier, diretor-presidente da ABMES.
“A Universidade Estadual do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do professor Fredric Michael Litto. Neste momento de tristeza, a Uema expressa condolências, reconhecendo o importante legado que ele deixa para a educação”.
“O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) expressa seu profundo pesar pelo falecimento de Fredric Michael Litto, fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em 1995, onde atuou como Presidente por 29 anos. Além de suas contribuições para a área da educação, ele também foi o fundador da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP)”.
O site da Abranet, como forma de homenagem, disponibilizou a entrevista concedida por Frederic Litto no especial feito para comemorar os 25 anos da Associação Brasileira da Internet.
A despedida do querido professor Fredric Michael Litto será no próximo domingo 27 de outubro de 2024, das 9h30 às 11h, no cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo/SP – (Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530 – Jd. Educandário).
Biografia
Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977. Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971).
Em 1971 se tornou Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. Orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.
Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960, e em Televisão Educativa (UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor de Informática em Educação do Ministério da Educação (1985-1992).
Em 1987-1988 foi “Visiting Scholar” (Pesquisador Visitante) no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford. Como Fundador e Coordenador Científico tornou a Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa da Universidade de São Paulo um cento de investigações das aplicações em educação das novas tecnologias comunicação.
Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) onde atuou por vários mandatos. Foi Membro do Conselho Editorial da nova revista científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra, Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.