Competências dos adultos para um mundo em transformação: reflexões sobre o relatório da OCDE
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Por Hubert Alquéres.
O documento “Do Adults Have the Skills They Need to Thrive in a Changing World? Survey of Adult Skills 2023”, produzido pela OCDE, oferece uma análise abrangente sobre as habilidades fundamentais que os adultos necessitam para prosperar em um mundo em constante transformação. O estudo enfatiza a importância do letramento, do raciocínio matemático básico e da resolução criativa de problemas (*), destacando como essas competências são cruciais não apenas para o sucesso econômico, mas também para a coesão social e o exercício da cidadania.
Uma das principais conclusões do relatório é que as habilidades dos adultos, em geral, estagnaram ou declinaram na última década. Este é um dado alarmante, especialmente em um contexto de avanços tecnológicos e desafios globais como a transição para economias de baixo carbono e o envelhecimento populacional. Países como Finlândia e Dinamarca são exceções, tendo apresentado melhorias significativas. Por outro lado, o declínio acentuado em locais como Lituânia e Polônia reflete disparidades preocupantes na distribuição e na evolução dessas competências ao redor do mundo.
Outro ponto destacado é a amplificação das desigualdades. A pesquisa demonstra que adultos estrangeiros geralmente possuem habilidades mais baixas do que os nativos, com lacunas significativas em países como Alemanha e Finlândia. Além disso, o nível de educação dos pais e o gênero continuam a desempenhar um papel importante na determinação do desempenho. Homens ainda superam mulheres em raciocínio matemático básico, enquanto mulheres apresentaram melhora em letramento, diminuindo a lacuna entre os gêneros.
Os dados também sugerem que os avanços educacionais não estão se traduzindo em ganhos equivalentes nas habilidades avaliadas. Isso indica um descompasso preocupante entre o aumento dos níveis formais de educação e a formação de competências aplicáveis no mundo real. Jovens adultos em alguns países, como Nova Zelândia e Polônia, registraram quedas significativas em letramento, o que reforça a necessidade de reavaliar os sistemas educacionais para atender às demandas de um mercado de trabalho em rápida transformação.
O impacto econômico e social das competências também foi abordado no relatório. Adultos com habilidades mais elevadas tendem a ter melhores perspectivas de emprego, maiores salários e maior satisfação com a vida. Além disso, as competências estão intimamente ligadas à capacidade de participar ativamente na sociedade, promovendo maior engajamento cívico e confiança nas instituições democráticas. Em contrapartida, desajustes entre as competências dos trabalhadores e as demandas dos empregos representam um desafio substancial, com consequências negativas tanto para a produtividade quanto para o bem-estar individual.
O documento também ressalta que o estudo foi realizado exclusivamente entre os países da OCDE e economias parceiras, não incluindo o Brasil. Isso limita a possibilidade de análises diretas sobre a realidade brasileira, mas oferece parâmetros importantes que podem inspirar políticas e iniciativas no país.
O documento é incisivo ao propor soluções para esses desafios. Entre as recomendações, destaca-se a necessidade de reformar os sistemas de educação e treinamento para torná-los mais acessíveis e adaptáveis. Isso inclui oferecer cursos modulares e online, que possam ser concluídos em diferentes momentos da vida. Além disso, há um chamado para o uso estratégico de tecnologias, como a inteligência artificial, para melhorar a identificação e o reconhecimento de competências. Políticas inclusivas para reduzir as disparidades entre nativos e estrangeiros e entre diferentes grupos socioeconômicos também são cruciais.
Este estudo é um alerta para governos e sociedades de que investir em letramento, raciocínio matemático básico e resolução criativa de problemas não é apenas uma questão de competitividade econômica, mas também uma forma de promover coesão social e enfrentar as transformações do mundo moderno com resiliência e equidade. Os dados apresentados são um convite à ação para garantir que todos tenham as competências necessárias para prosperar.
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(*) Por letramento, entende-se a capacidade de compreender, interpretar e utilizar textos. Já o raciocínio matemático básico refere-se à habilidade de aplicar conceitos matemáticos fundamentais, como operações e proporções, para resolver problemas cotidianos. Por sua vez, a resolução criativa de problemas diz respeito à capacidade de identificar, analisar e solucionar desafios em contextos complexos ou dinâmicos, utilizando criatividade e flexibilidade para encontrar soluções eficazes e inovadoras.