Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebe 722 mil visitantes
O Acadêmico e Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro, Hubert Alquéres, informa que a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada este ano, se tornou uma edição histórica, com recorde de público e a participação de uma quantidade expressiva de professores e estudantes.
Esta edição terminou no domingo, 15/09, e foi realizada no Distrito Anhembi com um clima festivo e marcado pela diversidade. Também reforçou ser o maior evento literário da América Latina. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, foram 722 mil visitantes que compraram milhões de livros e gastaram, em média, R$ 208,14 cada.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, indica ainda o perfil do visitante da Bienal do Livro de São Paulo: em relação à procedência, 54,6% são da capital paulista, 22,5% da Grande São Paulo, 15,9% do interior do Estado e 7% de outros estados. E os números mostraram um evento no qual as mulheres foram a grande a maioria, com 69,8% do gênero feminino, 28,5% masculino e 1,2% de outros; 0,5% não responderam. A pesquisa apontou o grau de satisfação dos visitantes de 92,10%
Outro dado indicou que a maioria dos visitantes está na faixa etária de 18 a 24 anos (43,3%), seguido de 25 a 29 anos (18,6%) e de 30 a 39 anos (17,1%). O público de 40 a 49 representaram 13,8% dos visitantes; de 50 a 59 anos (5%) e de 60 anos ou mais (2,2%).
Ao todo foram 227 expositores, que disponibilizaram mais de 500 selos editoriais, num catálogo completo e diversificado em gêneros literários, somando 3,65 milhões de livros. E não faltou a diversidade em gêneros literários, para todos os gostos e bolsos, conferidos com a presença em palestras e eventos de 683 autores nacionais e 33 autores internacionais.
O retorno ao Distrito Anhembi recebeu a aprovação de 80% dos expositores e 93% planeja voltar na próxima edição. O ambiente, que foi totalmente remodelado, permitiu, em seus 75 mil m2, oferecer uma experiência ainda melhor aos visitantes, com mais conforto e infraestrutura, como corredores mais largos, que melhoraram a circulação do público.
Além disso, alguns pontos foram destacados pelos expositores, como a importância cultural e setorial da Bienal do Livro, essencial para promover a leitura e a cultura, atraindo um público diversificado e facilitando a interação entre autores e editoras; a visibilidade e oportunidades de negócios que o evento oferece e a sua relevância no mercado literário.
Com motivos para brindar o êxito da grande festa literária, que reafirma as perspectivas para o universo do livro, a partir da Bienal do Livro, Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, comemora os resultados desta renovada edição. “As melhorias que pensamos surtiram resultados. É muito gratificante ter 93% do público e 80% dos expositores satisfeitos com o evento. Isso só reforça a importância da Bienal do Livro para trazer protagonismo ao livro e a leitura que são os alicerces para uma sociedade mais democrática, justa e próspera”, diz Sevani.
Consolidada na rota das grandes feiras literárias internacionais, a Bienal do Livro este ano teve como país convidado de honra a Colômbia, presente no evento com o tema “A selva e suas histórias possíveis”, com arquitetura inspirada nas paisagens naturais da Amazônia colombiana. A delegação convidada trouxe uma comitiva de chefs de cozinha e 17 autores renomados, além de grupos musicais, promovendo atividades em seu estande e também participando da programação em todos os 13 espaços oficiais.
Sede pelo conhecimento
Espaços culturais concorridos, 13 ao todo, onde o público buscou se inserir no debate de grandes temas relacionados ao universo do livro, compuseram as 2.000 horas de programação. Áreas destinadas a autores, pensadores do mundo literário, empreendedores, artistas do cordel e do repente, personalidades da gastronomia, educadores que desenvolveram atividades para crianças, celebridades e outras atrações. E o público provou que nem só de estandes de livros vive a Bienal, já que o encontro com o conhecimento e lazer também ganhou espaço na agenda dos visitantes que abraçaram a diversidade em todos os aspectos.
Principais números da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Público visitante | 722 mil |
Ticket médio | R$ 208,14 |
Compra online de ingressos | 96% dos ingressos |
Ações de incentivo – vale-livro | R$ 7 milhões |
Ações de incentivo – Cashback | 3 milhões |
Quantidade de livros | 3,65 milhões |
Selos editoriais | Mais de 500 |
Área ocupada total | 75 mil metros quadrados |
Expositores | 227 expositores |
Espaços culturais | 13 |
Horas de programação | 2.000 |
Autores nacionais | 683 |
Autores internacionais | 33 |
Visitação escolar | 90 mil |
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo contou com diversos patrocinadores como o Itaú, que apresentou o evento; AON, Colgate, Grupo Tecnoset, BIC, Suzano e MVB, que renovaram suas parcerias. E nesta edição contou ainda com novos patrocinadores: Paper Excellence, Faber-Castell, Skeelo, Sylvamo, CCR, Open Text, Micro Focus, Grupo Syn, Shopping Cidade São Paulo e o CAF (Banco da América Latina e Caribe),que se juntaram à Bienal do Livro de SP pela primeira vez.