1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico anuncia vencedores
Os Acadêmicos Hubert Alquéres, Wander Soares, Eliana Amaral e José Renato Nalini estiveram presentes na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Trata-se de uma nova premiação dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, foi realizada em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Confira aqui a lista completa.
Sevani Matos, presidente da CBL, destaca: “O Jabuti Acadêmico inicia seu primeiro ano premiando grandes nomes da literatura acadêmica brasileira, ajudando a reconhecer a riqueza da produção nacional. Estamos honrados em promover este reconhecimento. A CBL reafirma seu compromisso com a valorização da produção acadêmica no Brasil. Esta premiação não só celebra a excelência acadêmica, mas também fortalece nosso papel fundamental na difusão do conhecimento e na promoção da cultura, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade informada e inovadora”.
Personalidade Acadêmica 2024
Para Marcelo Knobel, curador do prêmio, a criação da nova premiação destaca a importância da criação acadêmica para o mercado. “Esta noite foi uma celebração da produção científica, técnica e profissional brasileira. O prêmio foi uma grata surpresa para nós e também para o mercado, que, mesmo em sua primeira realização, obteve 1.953 obras inscritas. É um sucesso! Agradeço a toda a equipe que contribuiu para a realização desta inédita edição, bem como ao conselho curador e aos 87 jurados que trabalharam arduamente para eleger os melhores trabalhos”, afirma.
A professora Silvia Pimentel foi a Personalidade Acadêmica escolhida pela Câmara Brasileira do Livro. Reconhecida nacional e internacionalmente, a advogada e ativista é homenageada por sua significativa contribuição aos Direitos Humanos, lutando pela igualdade de gênero e no combate à discriminação.
Silvia Pimentel nasceu em Belo Horizonte (MG), é formada em Direito, pós-graduada em Psicologia da Educação e Doutora em Filosofia do Direito pela PUC-SP, onde também leciona e coordena grupos de pesquisa. Ao longo de sua carreira, realizou diversas pesquisas, escreveu livros e artigos. Silvia também participou do Consórcio de ONGs que formulou a Lei Maria da Penha, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005 e é cofundadora de várias instituições defensoras dos direitos das mulheres.
Livro Acadêmico Clássico 2024
A obra “Medicina Ambulatorial”, publicada pela editora ARTMED, foi eleita o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico deste ano. Com ampla participação de médicos de família e comunidade e de especialistas de áreas correlatas, o livro aborda o cuidado de problemas comuns de saúde na atenção primária, buscando praticidade e embasamento científico. Em sua 5ª edição, a obra ampliou o escopo dos assuntos abordados, oferecendo novos conceitos de qualidade em Atenção Primária à Saúde (APS), focando em acesso e uma visão mais integral da medicina, considerando o impacto crescente das chamadas multimorbidades.
A nova premiação contou também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Gráfica Santa Marta. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da CBL e está disponível aqui. Para obter mais informações e detalhes sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico, visite o site oficial.