Nota de falecimento – Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza
É com grande pesar que compartilhamos a triste notícia do falecimento do professor Paulo Nathanael Pereira de Souza. Ele era Presidente Emérito e Titular da cadeira 07 da Academia Paulista de Educação – APE.
A despedida será realizada neste domingo, dia 26 de maio de 2024, das 14 às 17h, no Velório Ossel Avelino situado na Rua Caetano Pimentel do Vabo, 74, Jardim Avelino. Após o velório, a cerimônia será realizada no Crematório Vila Alpina, Av. Francisco Falconi, 437.
Paulo Nathanael foi Secretário de Educação de São Paulo, presidente do Conselho Federal de Educação, membro do Centro do Professorado Paulista e autor de mais de 30 livros, entre os quais: “Educação
e Desenvolvimento do Brasil”. Recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido pelo CIEE e jornal O Estado de S.Paulo, no Dia do Professor, em 15 de outubro de 2019. Outros nomes que receberam a distinção desde os anos 90 foram: Miguel Reale, Esther de F. Ferraz, Antonio Cândido, Adib Jatene e Fernando Henriue Cardoso.
REPERCUSSÕES
Hubert Alquéres, ex-secretário estadual de educação de SP e presidente da Academia Paulista de Educação: “Perdemos um amigo querido mas, sobretudo, um educador gigante, que trabalhou incansavelmente pela educação de qualidade em nosso estado. Foi professor, formulador de políticas públicas e fez grandes reflexões sobre a educação pública brasileira. Merece ser reverenciado e lembrado pelas futuras gerações de educadores”.
Bernardete Angelina Gatti, Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP: “Um homem de realizações. Deixou marcas importantes na educação. Meus sentimentos aos familiares.”
Rose Neubauer, foi secretária estadual de educação ( gestão do governador Mario Covas): “Paulo Nathanael deixa um legado de compromisso e dedicação à educação de São Paulo. Estará sempre nos anais da educação paulista.”
Francisco Aparecido Cordão, foi presidente do Conselho Estadual de Educação e membro do Conselho Nacional de Educação: “Uma grande perda. O Prof. Paulo Nathanael deixou grandes contribuições para a Educação Nacional, em especial em suas atuações nos Conselhos de Educação e na própria Academia Paulista de Educação. Apresento meus profundos sentimentos aos seus familiares e pessoas amigas. Com saudades, desejo-lhes que Deus Pai, pela Misericórdia Divina, o acolha para o Descanso Eterno na Paz do Senhor. Que o Espirito Santo console a todos, com nossos solidários e fraternos abraços.”
Carlos Vogt, poeta, ex-reitor da UNICAMP: “Caras amigas, amigos, confreiras e confrades, sentimentos profundos pelo falecimento do amigo querido, do imprescindível colega!”
Sonia Penin, ex-diretora da Faculdade de Educação Da USP: “Lastimável perda de um companheiro combativo pela educação. Que descanse em paz!!!”
Loretana Paolieri Pancera, presidente do Centro do Professorado Paulista: “Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Perdemos uma grande pessoa que sempre se dedicou à educação.
Nacim Walter Chieco, ex-presidente do Conselho Estadual de Educação e professor: “Deixa-nos, com grande pesar, o acadêmico Paulo Nathanael aos 94 anos de idade. Perda inestimável. É pública e notória sua trajetória praticamente em todos os órgãos colegiados e executivos da educação brasileira. Deixa seminais falas, escritos e práticas sobre a educação que sonhamos. Membro da Academia Paulista de Educação nos últimos 27 anos, tendo a presidido por seis anos na década de 2010. Grande amigo e confrade. Em nosso último encontro em 6 de março deste ano, estava alegre e animado. Condolências a todos os familiares e a toda comunidade educacional paulista e brasileira.”
Wander Soares, professor e Presidente Emérito da APE, foi membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da ABRELIVROS: “Estou realmente muito triste com o passamento de meu amigo pessoal e grande inspirador Paulo Nathanael. O convite a minha pessoa para integrar a APE partiu dele. O conheci quando trabalhávamos para o MEC, eu como assessor na Diretoria de Ensino Secundário enquanto Paulo Nathanael dirigia o Cenafor em São Paulo. Ficarão as saudades de um exemplar educador”
Marcia Lígia Di Roberto Guidin, editora de livros e educadora: “Querido Paulo Nathanael, devo muitos ensinamentos a você, ouvi de sua verve muitas histórias deliciosas; falamos muito sobre educacão. Eu o vi e o ouvi dizer que nos últimos anos estava bem desanimado com os rumos de nossas escolas. É hora de descansar, querido guerreiro da educação deste país. Junte-se a outros grandes; tomara que as coisas melhorem para que possamos, de todos os lugares, nos orgulhar de nosso país. E obrigada por permitir que eu pudesse editar três obras suas!”
Fábio Romeu de Carvalho, educador: “Que tristeza! Meu amigo há mais de 50 anos. Que Deus o tenha e lhe reserve um lugar especial para o merecido descanso eterno. Meus pêsames a todos os familiares”
Reinaldo Polito, escritor, Presidente Emérito da APE e professor: “Puxa, que perda. Foi o meu antecessor na presidência da Academia. Ele que me indicou para o cargo. Lembro-me com saudade das reuniões que fazíamos em seu escritório. Ao meu lado estavam sempre o também saudoso Jair Militão e o Wander. Um dia triste para a educação.”
Amin Aur, educador: “Triste, muito triste esta perda do amigo e companheiro”
Walter Vicioni, educador e ex-presidente do SENAI: “Triste notícia. Encontro-me na Itália com a família e lamento minha impossibilidade de estar junto aos familiares e amigos nessa despedida ao nobre e querido amigo Prof. Paulo Nathanael. Que nosso bom Deus acolha a alma do nosso confrade Paulo Nathanael, em sua morada eterna, e conforte o coração dos familiares e amigos.”
Décio Lencioni Machado, advogado e educador: “Que triste notícia! Felizmente tive a oportunidade de estar com ele em algumas oportunidades. Meus sinceros sentimentos.”
Ricardo Viveiros, educador: “Morreu hoje o jornalista, escritor e professor Paulo Nathanael Pereira de Souza. De origem humilde, construiu uma das mais brilhantes carreiras na área da Educação. Deixa importante legado, que tem respeito no Brasil e no Exterior. Fomos muito bons amigos. Colaborei na edição de um de seus muitos livros. Saudade eterna.”
João Cardoso Palma Filho, ex-secretário executivo da Secretaria Estadual de Educação (gestão governador Geraldo Alckmin) e professor na UNESP: “Meus sentimentos aos familiares e amigos do professor Paulo Nathanael Pereira de Souza. A Academia Paulista de Educação muito a ele deve”.
Guiomar Namo de Melo, ex-secretária municipal de educação de SP (gestão prefeito Mario Covas): “Que triste! Foi importante para a educação paulista. E deu muita força pra APE e CIEE. Meus sentimentos aos familiares e amigos desse grande educador”
Maria Helena Guimarães, ex-secretária estadual de educação de SP (gestão governador Jose Serra): “Muito triste, meus sentimentos”.
MEMÓRIA
O professor Paulo Nathanael começou sua carreira como professor primário formado pela escola normal “Dr. Álvaro Guião” de São Carlos e recebeu o título de Doutor em Educação, obtido na universidade Mackenzie.
Exerceu funções as mais diversas, tais como: professor de História e diretor de colégios estaduais ( ambos por concurso público); Inspetor Regional do Ensino em Itapetininga; Chefe do Ensino Segundário e Normal do estado; Chefe de Gabinete do Secretário Estadual de Educação; Secretário Estadual de Educação ( em substituição ao Dr. Carlos Pasquale, que adoeceu e se afastou); Delegado Nacional do 1º censo Escolar Federal do Brasil; Presidente da Fundação Cenafor ( ligada à OIT, em Genebra); Conselheiro Estadual de Educação e também do Conselho Federal (hoje Nacional) que chegou a presidir; Presidente por duas vezes do CIEE de São Paulo e Nacional; Reitor de universidades; fez parte da Fundação Bienal de São Paulo a convite de Ciccilo Matarazzo; Titular de diversas Academias como a Paulista de Letras, Paulista de História, Cristã de Letras, Paulista de Educação, Brasileira de Educação e Filosofia; foi condecorado pela presidência da República com a Comenda do Mérito Educativo Nacional; elaborou centenas de pareceres e estudos sobre problemas educacionais brasileiros.
A Academia Paulista de Educação expressa sinceros sentimentos aos familiares e amigos do querido professor.