Mauro Aguiar encaminha estudo sobre a Educação 4.0
O Acadêmico Honorário Mauro de Salles Aguiar do Colégio Bandeirantes encaminhou para discussão e debate dos membros da Academia o estudo “Shaping the Future of Learning: The Role of AI in Education 4.0” (leia a íntegra aqui) elaborado pelo World Economic Forum:
“Os resultados mais recentes do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) registraram quedas recordes no desempenho dos alunos em habilidades de matemática, leitura e ciências, mesmo enquanto essas habilidades se tornam mais importantes do que nunca, especialmente em uma era de mudanças econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas rápidas.
Os resultados para os alunos em pensamento crítico, colaboração e inovação, entre outras habilidades demandadas pelos empregadores de hoje, também são mistos em diferentes sistemas educacionais ao redor do mundo.
Pesquisas sugerem que, se implantadas adequadamente, novas oportunidades e desenvolvimentos em inteligência artificial (IA) têm um potencial significativo para apoiar o trabalho dos professores, assim como os resultados para os alunos, revitalizando os sistemas educacionais para melhor preparar os alunos para as demandas do século XXI.
Embora formas iniciais de IA, como sistemas especialistas e algoritmos de aprendizado de máquina, tenham sido usadas no campo da educação por mais de 60 anos, avanços recentes nas capacidades de IA estão causando disrupção no setor educacional.
Modelos como ChatGPT, Synthesia, Dall-E2 e Bard podem escrever ensaios, criar imagens, explicar tópicos complexos e fornecer orientação passo a passo para resolver problemas de matemática, entre muitas outras funcionalidades. A IA generativa pode imitar a lógica humana, a escrita e até a criatividade, espelhando alguns processos de pensamento humano e questionando a relevância de algumas das habilidades, princípios, fórmulas e processos ensinados nas salas de aula hoje, incluindo aspectos básicos como escrita, gramática e até lógica e discurso.
A crescente adoção de ferramentas impulsionadas por IA pelos alunos para redação de trabalhos e conclusão de avaliações levou alguns educadores a questionar as suposições básicas de que o trabalho em sala de aula reflete com precisão os processos cognitivos dos alunos.
Em resposta, alguns educadores estão removendo totalmente a IA das salas de aula e da educação devido aos receios de trapaça dos alunos e preocupações com privacidade de dados. Outros estão buscando maneiras de abraçar adequadamente a tecnologia na educação e cultivar pensadores críticos que possam entender e trabalhar junto com a IA, tendo em mente as mudanças na natureza dos empregos e do trabalho nos mercados de trabalho atuais e futuros.
De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial de 2023, as principais prioridades de habilidades dos empregadores para 2027 incluem habilidades cognitivas, como pensamento analítico e criativo; habilidades tecnológicas, como IA, big data e alfabetização tecnológica; e habilidades necessárias para trabalhar com outras pessoas, como liderança, influência social, empatia e escuta ativa. Além disso, muitos dos cargos de trabalho com crescimento mais rápido são relacionados à tecnologia, exigindo proficiência digital.
Os sistemas educacionais devem se adaptar para preparar os jovens para as economias impulsionadas pela tecnologia do futuro e ajudar os alunos a aprender junto com essas tecnologias emergentes.
O Fórum Econômico Mundial se refere ao ensino e aprendizado de habilidades, atitudes e valores adequados para o futuro como “Educação 4.0”.
Desenvolvida por uma coalizão global de especialistas em educação, praticantes, formuladores de políticas e líderes empresariais, a Educação 4.0 é um framework abrangente que delineia as principais transformações necessárias na educação infantil para atender às necessidades do futuro e promover melhores resultados educacionais.
Ela consiste em quatro conjuntos de habilidades que serão necessárias no futuro – cidadania global, inovação e criatividade, tecnologia e habilidades interpessoais – bem como quatro conjuntos de experiências de aprendizado – personalizado e auto-ritmado, acessível, baseado em problemas e colaborativo, e aprendizado ao longo da vida e orientado pelo aluno.
O ensino e aprendizado que incorpora tecnologia, especialmente IA, não apenas pode ajudar os alunos a alcançarem melhores resultados em habilidades tecnológicas, mas também pode facilitar e possibilitar o sucesso em outras áreas dentro do framework.” Shaping the Future of Learning: The Role of AI in Education 4.0