Nacim faz saudação ao novo Acadêmico, Francisco Carbonari

Discurso do acadêmico Nacim Walter Chieco, titular da Cadeira 8 em saudação ao professor Francisco José Carbonari, por ocasião de sua posse como acadêmico titular da Cadeira 20 da Academia Paulista de Educação. A posse ocorreu em 4 de setembro de 2023, no Colégio Bandeirantes, na cidade de São Paulo
“Senhor Presidente da Academia Paulista de Educação, acadêmico Hubert Alquéres,
Professor Roque Theóphilo, Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo
Senhoras acadêmicas e senhores acadêmicos,
Familiares do professor Carbonari,
Autoridades e convidados,
Meu estimado amigo professor Carbonari,
Senhoras e senhores
Recebi da presidência da Academia Paulista de Educação a honrosa tarefa de saudar o professor Francisco José Carbonari, por ocasião da sua posse para ocupar a cadeira número 20 como acadêmico titular da nossa Academia. Essa cadeira foi ocupada anteriormente pela saudosa acadêmica Myrtes Alonso, tem como patrona a eminente educadora Maria Augusta Saraiva e fundador o professor Renê de Oliveira Barbosa.
Também tive a satisfação de propor a inscrição do Carbonari como candidato a acadêmico titular. Sobre essa candidatura, o acadêmico Francisco Aparecido Cordão, cadeira 28, emitiu elogioso e favorável parecer. Carbonari foi eleito por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária de 6 de dezembro de 2022.
O nosso Estatuto dispõe, no artigo 9°, que “somente poderá ser acadêmico titular, membro honorário ou correspondente da APE quem tenha se notabilizado no exercício do magistério ou em estudos de real valor no campo da educação”. Sem dúvida, o professor Carbonari preenche com folga tais requisitos.
Por inúmeras razões sinto-me profundamente feliz em recepcionar o eminente professor Carbonari. Começo pela nossa parceria no Conselho Estadual de Educação nos anos 90 do século passado. Lembro-me perfeitamente de que, em questões educacionais complexas, convergíamos em ideias e atos do colegiado. Nessa ocasião, Carbonari já vinha de longa trajetória na docência e na gestão educacional. Farei breve síntese da sua formação e da sua carreira.

Jundiaiense, nascido em 1951, de tradicional família italiana. Siamo tutti maccheroni! Licenciou-se em filosofia e história da educação pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora de Medianeira. Deixo, desde logo, uma provocação ao Carbonari para que organize uma tertúlia sobre a presença e papel dessa importante instituição jesuítica. Pós-graduou-se pela Unicamp. Lecionou as disciplinas em que se licenciou nas Escolas Padre Anchieta, onde também exerceu funções de coordenação e gestão. Lecionou também na Medianeira. Entrou para a política. Cumpriu mandato de vereador em Jundiaí de 1983 a 1988. Começa, então, uma rica e desafiadora jornada em órgãos da administração pública. Em Jundiaí, Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, de 2001 a 2004. Aqui, podemos observar a diversidade de interesses e preocupações do Carbonari. Nessa época, obtive dele um exemplar de valioso documento, o Plano Diretor de Jundiaí. De 1996 a 2018 foi Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, instituição que presidiu nos mandatos 2001 a 2003 e 2014 a 2015. Volta à administração municipal de Jundiaí como Secretário da Educação, de 2009 a 2012. Na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo foi Secretário Adjunto de 2016 a 2017. Participou de inúmeros colegiados relacionados à educação. Outro exercício interessante, a ser feito em outra ocasião, seria situar essa cronologia no contexto histórico dos governos e das políticas educacionais em nosso Estado e no Brasil.
Tive um breve e proveitoso diálogo com uma ex-aluna, colaboradora e admiradora do Carbonari. Trata-se da professora Vastí Ferrari Marques, atual Secretária Municipal de Educação de Jundiaí. Foi aluna do Carbonari nos cursos de formação para o magistério e de pedagogia. Segundo ela, ele foi sempre exigente, dedicado, preocupado com os povos originários e, sobretudo, com a educação. Em dezembro de 2008, convida-a para dirigir o Departamento de Ensino Fundamental em Jundiaí, função que exerceu até 2012, sob o comando do Secretário Carbonari. Entre muitas conquistas, ela se recorda, com satisfação e orgulho, quando informou ao chefe que as crianças do 1° ano estavam alfabetizadas no final do 1° semestre. Com toda razão, Carbonari exultou de alegria.
Vejam, senhoras e senhores, quão diversificada e profícua é a carreira do Carbonari. Com sólida e continuada formação, dedicou-se fundamentalmente a funções práticas em educação. Pratica docente, prática política, prática normativa e prática administrativa. Com essa presença, juntamente com a acadêmica Loretana recentemente empossada, amplia-se o time da “prática” da nossa Academia. Com os brilhantes times da “teoria e pesquisa” e dos “ecléticos”, de fato, todos estamos no mesmo time: o da excelência da educação a todos.

Senhor Presidente e demais presentes, antes de finalizar permitam-me enfatizar nosso agradecimento e homenagem ao nosso estimado anfitrião, o professor Mauro de Salles Aguiar. Diretor Geral desta prestigiosa e tradicional casa de ensino, reconhecida formadora de talentos, atuante e produtivo Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, ao que me consta, há pelo menos duas décadas, e, recentemente, acolhido como membro honorário da nossa Academia, o professor Mauro, sem dúvida, faz parte da plêiade de grandes educadores paulistas. Estamos felizes e gratos por esta calorosa recepção no memorável Colégio Bandeirantes.
Meu estimado acadêmico Francisco José Carbonari, a cadeira número 20 desta Academia é seu lugar, de direito e de fato. Estamos felizes e orgulhosos em recebê-lo. Aguardamos, com alegria e júbilo, suas reflexões e luzes. Seja bem vindo!
Obrigado a todos pela atenção.”
