Cadeira nº 4 – Fábio Romeu de Carvalho
TITULAR
FÁBIO ROMEU DE CARVALHO
Cadeira 4
Eleito titular em setembro de 2016
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutor em Engenharia de Produção
Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, tendo sido aprovado no Exame de Defesa de Tese realizado em 28/11/2006, com orientação do Prof. Dr. Israel Brunstein, com tese intitulada “Aplicação de Lógica Paraconsistente Anotada em Tomadas de Decisão na Engenharia de Produção.
Mestre em Filosofia
Mestre na Área de Lógica pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, da Universidade de São Paulo, USP, tendo sido aprovado no Exame de Defesa de Dissertação realizado em 20/12/2000, com orientação do Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa, com dissertação intitulada “Lógica Paraconsistente Anotada no Auxílio às Tomadas de Decisão na Administração de uma Universidade“.
Especialista em Avaliação do Ensino Superior
Especialista na Área de Avaliação do Departamento de Educação da Universidade de Brasília, UnB, em curso denominado Cátedra Unesco de Educação a Distância, oferecido em parceria com a Unesco, em 1997-1998, e coordenado pela Profa. Dra. Eda Machado de Souza, com orientação da Profa. Dra. Ana Gracinda Queluz, com a monografia intitulada “Trabalho Final de Graduação: uma Experiência de Cultura de Avaliação“.
Pedagogo, com habilitação em Administração e Supervisão Escolar.
Curso de Pedagogia, feito junto às Faculdades Integradas Princesa Isabel. São Paulo, SP, 1979.
Licenciado em Matemática – Licenciatura Plena
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Oswaldo Cruz”. São Paulo, SP, 1973.
Engenheiro Eletricista – Modalidade Eletrotécnica
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 1961 a 1965.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Vice-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças da Universidade Paulista (UNIP) da Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo (ASSUPERO), de 1998 até hoje.
Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Paulista (UNIP), instituto que congrega os cursos de Engenharia (Aeronáutica, Civil, Mecânica, Elétrica, Química, de Produção Mecânica, Mecatrônica e de Computação), Tecnologia em Processamento de Dados, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial, de 1988 até os dias de hoje.
Presidente da Comissão do Vestibular Unificado da Universidade Paulista (), de 1990 até hoje.
Conselheiro Estadual de Educação do Estado de São Paulo, nomeado por Decreto do Exmo. Sr. Governador do Estado, datado de 09/08/02, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição 10/08/02; reconduzido por Decreto do Exmo. Sr. Governador do Estado, datado de 31/07/03, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição 01/08/03, de agosto/02 a agosto/06.
Presidente da Comissão de Sindicância nomeada pela Portaria CEE nº 183/2003, de 30 de abril de 2003, para averiguação da situação conflitiva entre a Mantenedora e a Diretoria da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, FAC-FITO.
Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças da Universidade Paulista (NIP), mantida pela Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo (ASSUPERO), de 1988 a 1997.
Presidente da Comissão de Enquadramento dos Professores da UNIP dentro do quadro da carreira docente do Regimento de Recursos Humanos da UNIP, de 1989 a 1996.
Membro da Comissão de Implantação da Universidade Paulista – UNIP para os trabalhos de projeto da carta consulta, acompanhamento e reconhecimento, de 1986 a 1988.
Diretor do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, SUPERO, de 1985 a 1988.
Vice-Diretor do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, SUPERO, de 1982 a 1985.
Professor de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, SUPERO, em 1985.
Professor de Estatística do Instituto Unificado Paulista, IUP, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, SUPERO, 1975 a 1980, tendo participado da comissão de reformulação do currículo de Psicologia, em 1977.
Professor Titular de Estatística dos Cursos de Tecnologia em Processamento de Dados e Ciência da Computação do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, SUPERO, aprovado pelo CFE por meio dos pareceres 849/86, de 14/12/86, e 065/87, de 29/01/87, respectivamente.
Coordenador Geral do Curso e Colégio Objetivo de São Paulo, de 1971 a 1982.
Professor de Mecânica Racional da Escola de Engenharia de Mauá, em 1966.
Redator Técnico da Revista “Engenheiro Moderno” da Serpel, em 1966.
Professor de Matemática, Desenho e Física no Colégio Objetivo e no Curso Objetivo, preparatório para vestibulares, de 1966 até 1979.
Professor de Matemática no Colégio Estadual Fernão Dias Paes e no Curso Politécnico, preparatório para vestibulares, de São Paulo, SP, de 1962 até 1965.
PALESTRAS
Palestra com o tema Chefia e Liderança, parte do “VIII Seminário de Liderança e Ética – Ferramentas para o Comando”, proferida aos alunos do Centro Preparatório de Ofíciais da Reserva, CPOR/SP, em 25/09/2015.
Palestras de abertura do International Workshop on Advances in Cleaner Production, congresso internacional bianual organizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, edições de 2009, 2011 e 2013.
Palestras de abertura do Encontro Científico e Encontro de Iniciação Científica, evento anual organizado pelo Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, edições de 2011 e 2013.
Fez depoimento no Ciclo de Palestras O Estágio e sua Importância para as Escolas, promovida pelo Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, São Paulo, outubro de 2005.
Teve participação, como palestrante, da Audiência Pública sobre o Programa Universidade para Todos, ProUni, realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Brasília, 2004.
– Fez Pronunciamento na entrega do Prêmio CIEE – O Estado de São Paulo: Professor Emérito de 2002 – Troféu Guerreiro da Educação, ao Prof. Dr. Antônio Hélio Guerra Vieira, sobre o tema “A Educação Brasileira: Situação atual e recomendações para o próximo governo“, São Paulo, SP, 18 de outubro de 2002.
– Ministrou palestra com o tema Uma Aplicação da Lógica Paraconsistente no I Seminário de Lógica e Filosofia do Direito no Seminário de Filosofia Jurídica e Política, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ – Rio de Janeiro, RJ, 8 de junho de 2001.
– Título de Membro Honorário da Academia Paulista de Educação, APE, aprovado em Assembleia Geral realizada em 28/05/2012 e outorgado em sessão solene realizada em 15/04/2013, no Auditório Ernesto Igel, do CIEE/SP.
– Título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio do Decreto Legislativo nº 12, de 11 de abril de 2012, por projeto de autoria do Vereador Marco Aurélio Cunha.
– Título de Cidadão Goianiense, outorgado pela Câmara Municipal de Goiânia, por meio do Decreto Legislativo nº 37, de 29 de junho de 2010, por projeto de autoria do Vereador Túlio Maravilha.
– Patrono das Turmas de Dezembro/2005, de formandos nos cursos de Engenharia, Turismo, Propaganda e Marketing e Administração da Universidade Paulista, UNIP, Campus Alphaville, São Paulo, SP, dezembro de 2005.
PRÊMIOS
Foi laureado com os seguintes prêmios internacionais:
–Prêmio de melhor trabalho, Best Paper Award, outorgado pelo Comitê Organizador do Eighth International Conference on Computing Anticipatory Systems – CASYS’07 – realizado em Liège, Bélgica, de 6 a 11 de agosto de 2007, com o trabalho intitulado Decision Making Based on Paraconsistent Annotated Logic and Statistical Method: a Comparison, que foi publicado pelo American Institute of Physics, AIP Conference Proceedings, nº. 1051.
Prêmio de melhor trabalho, Best Paper Award, outorgado pelo Comitê Organizador do Sixty International Conference on Computing Anticipatory Systems – CASYS’03 – realizado em Liège, Bélgica, de 11 a 16 de agosto de 2003, com o trabalho intitulado Paraconsistent Annotated Logic in Viability Analysis: an Approach to Product Launching, que foi publicado pelo American Institute of Physics, AIP Conference Proceedings, nº. 71
PATRONO
JOÃO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Cadeira 4
Patrono
Nasceu em São Paulo, SP, em 8/3/1898. Estudou no Colégio dos Jesuitas, de Friburgo, RJ.Em 1919, diplomou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.Em 1939, doutorou-se em Ciências Jurídicas e Sociais.Em 1922, ingressou na Magistratura. Iniciou a carreira como delegado de polícia e, depois, como promotor público, em Pirajuí, SP.Foi também promotor público em Ribeirão Preto.
Colaborou na revisão do Código Civil Penal.Foi procurador do Estado e membro do Conselho Penitenciário.De 1948 a 1949, foi Secretário da Educação do Estado de São Paulo.Em conferências, defendeu ardorosamente a municipalização do ensino.
Foi catedrático de Direito Penal na Faculdade de Direito da USP e também reitor da Universidade Mackenzie.
ANTECESSOR2
Antecessor
SAMUEL PFROMM NETTO
Cadeira 4
Antecessor
Nasceu em 3 de março de 1932, na cidade de Piracicaba, SP. Começou sua carreira profissional como jornalista e professor normalista. Foi escritor, psicólogo, pedagogo, historiador e professor aposentado do Instituto de Psicologia da USP e PUC. Foi diretor pedagógico do Programa Infantil “Vila Césamo” na TV Cultura, o qual foi muito elogiado pela qualidade de aprendizagem que oferecia. Pertenceu às Academias Paulistas de Educação, Psicologia e História, assim como ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Foi fundador e presidente da PNA – Pfromm Netto & Associados, na capital paulista. Samuel Pfromm Netto faleceu em 17 de novembro de 2012, em São Paulo.
ANTECESSOR1
José de Oliveira Messina (25.01.1928)
Cadeira 4
Titular
Brasileiro, casado, seis filhos, advogado. Ex-aluno do Colégio Dante Alighieri – 1934/1946, esposa e filhos estudaram no Colégio Dante Alighieri e sete netos estudando no Colégio. Foi Presidente do Grêmio Estudantil “Visconde de São Leopoldo” (1943). Presidente do Colégio Dante Alighieri (1º Mandato 2008/2011 – 2º Mandato 2011/2014 — 3º Mandato 2014/2017). Foi Presidente da Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri (1981 -1986) Secretário Geral do Colégio Tutelar da Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri Seu nome consta do ‘Dicionário dos Autores Paulistas’, publicado no IV Centenário da Cidade de São Paulo (“Atirei no Petróleo e Acertei na Cadeia – Crônica escrita a respeito de Monteiro Lobato) Advogado Militante – Turma 1951 da Faculdade de Direito Largo São Francisco – OAB nº 6884/SP. Membro da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, (Cadeira nº 36, Patrono: Conselheiro Crispiniano) Professor Universitário Membro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito – USP Jornalista Profissional (Fundador do jornal “Folha Acadêmica” – Faculdade de Direito USP) – 1948. Foi Procurador do Município de São Paulo Foi Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Foi Presidente da Academia Paulista de Direito, Titular da Cadeira nº 6 Foi Presidente da Associação Mundial Amigos dos Menores – “A.M.A.M.” Conselheiro da Fundação Dorina Nowill para Cegos Sócio Remido do Circolo Italiano de São Paulo Sócio Remido do Jockey Club de São Paulo. É autor dos livros: Temas Permanentes de Direito, Vivendo na Poesia, Vivendo na Poesia II, Vivendo Na Poesia III, Vivendo na Poesia IV, Dois Momentos de Beleza e Encantamento, Meus Pensamentos, Meus Pensamentos II, Meus Pensamentos III, Meus Pensamentos IV, Meus Pensamento V e Ilustríssimo Senhor… – Contos & Crônicas.
FUNDADOR
ALBERTO ROVAI
Cadeira 4
Fundador
O professor Alberto Rovai nasceu em 5 de fevereiro de 1912, em Laranjal Paulista, interior de São Paulo. Autor de numerosos trabalhos sobre educação, relações públicas, cultura caipira, dentre outros, sempre lutou em prol do ensino e das causas do magistério.Foi um dos fundadores da União Paulista de Educação, vice-presidente da Associação dos Professores do Ensino Oficial Secundário e Normal do Estado de São Paulo (APESNOESP, hoje APEOESP) e sócio-fundador da Associação Brasileira de Relações Públicas. Faleceu em 16 de novembro de 1981.